Comece a escrever aqui...
Manutenção de Caldeiras
A manutenção de caldeiras deve ser feita de forma periódica nas indústrias e demais estabelecimentos. Pois, esses equipamentos geram energia e vapor. Além disso, funcionam sob altas pressões.
Desse modo, podem apresentar falhas e com isso, causar acidentes, como explosões. A fim de assegurar o bem-estar dos seus trabalhadores, continue lendo esse artigo.
E também, para saber mais sobre a importância da manutenção desses equipamentos. Assim como, o que a NR-13 diz sobre isso e como fazer as inspeções. Portanto, acompanhe tudo a seguir para manter a segurança no ambiente de trabalho.
Por que fazer a manutenção de caldeiras?
Abaixo serão mostrados quatro motivos para incentivar você a manter suas caldeiras inspecionadas com regularidade.
Para não ter pausas fora do cronograma
Toda parada não programada em uma indústria gera grande prejuízo. Pois, é toda uma jornada de trabalho que fica estacionada, o que afeta a produtividade. Além disso, provoca despesas inesperadas com manutenção.
Caldeira é um maquinário caro
Equipamentos desta magnitude têm um custo elevado. Portanto, inspecionar esses equipamentos garante a eles uma vida útil mais prolongada. Dessa forma, você não precisa investir em altos valores para substituição ou reformas de equipamentos tão cedo.
Segurança dos operadores
Ter isso na pauta da sua empresa é fundamental. Afinal, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Inclusive, caldeiras são equipamentos que funcionam em pressões e temperaturas bastante elevadas.
Com isso, qualquer acidente nessas circunstâncias provoca graves estragos. Embora as caldeiras tenham dispositivos de segurança, a prevenção é essencial. Por isso, checar esses dispositivos em todas as inspeções é muito importante.
Minimiza danos materiais
Qualquer acidente que ocorra, devido à falta de manutenção, a empresa arca com os danos. Por exemplo, custos médicos com os trabalhadores afetados pelo desastre. Inclusive, a companhia pode ser penalizada pelo Ministério do Trabalho se for comprovado que os equipamentos não foram inspecionados.
NR-13, a norma regulamentadora para inspeção de caldeiras
Essa NR foi criada para supervisionar a segurança dos trabalhadores. Além disso, também assegura a integridade dos equipamentos. Assim, ela estabelece requisitos mínimos para a operação de caldeiras, vasos de pressão, tanques de estocagem e tubulações.
E atribui ao empregador a responsabilidade de colocar em prática as medidas determinadas por ela. Tanto as de segurança, quanto as de inspeção. Logo, a NR-13 considera como grave qualquer não cumprimento de seus itens, assim como, atrasos nas manutenções periódicas.
Então como é feita as inspeções em caldeiras?
Há certos procedimentos muito importantes a serem levados em conta na hora da inspeção. Portanto, veja abaixo quais são eles:
- Obedeça a todos os itens da NR-13;
- Faça a manutenção dos cruzamentos de solda;
- Confira o estado de conservação da tubulação de água da caldeira;
- Examine a caldeira minuciosamente;
- Verifique a fiação elétrica e inspecione o quadro elétrico;
- Chame profissionais especializados para fazer a manutenção das caldeiras;
- Cheque o sistema de alimentação de água;
- Teste a saída de vapor;
- Faça a manutenção de todo dispositivo de segurança, sobretudo da caldeira;
- Realize testes nos sistemas de emergência.
A importância da manutenção de caldeiras
Há uma obrigação legal sobre o empregador para realizar as inspeções de equipamentos de pressão. Então, para evitar problemas ao seu negócio, faça a manutenção de modo periódico.
Por fim, manter esses equipamentos em plena funcionalidade, proporciona maior produtividade e mais segurança aos seus funcionários.