Comece a escrever aqui...
Tanques de Armazenamento e Estocagem devem ser enquadrados na NR-13?
O objetivo da NR-13 é trazer mais segurança para a indústria
A última revisão da norma regulamentadora 13 incluiu os tanques de armazenamento e estocagem. Desta forma, esses equipamentos devem seguir as normas de segurança para funcionamento.
O objetivo da NR-13 é trazer mais segurança para a indústria. Bem como para os colaboradores que atuam com equipamentos de alto potencial de risco. Por exemplo, caldeiras e vasos de pressão.
Neste artigo, entenda mais sobre a NR-13 e o que ela engloba. Também veja quais os pontos de atenção para manter a segurança do local de trabalho.
Norma regulamentadora 13
A NR-13 estabelece os requisitos mínimos para uma boa gestão de alguns equipamentos. Entre eles:
São considerados aspectos relacionados à instalação, operação, manutenção e inspeção dos itens. Assim, garantindo a segurança e saúde dos operadores.
Desde sua criação foram feitas mudanças para que atendam as novidades do mercado. Logo, devido à tecnologia, é preciso realizar alterações para incluir e remover itens.
Tanques de armazenamento na NR-13
Os tanques de armazenamento foram incluídos na NR-13 após a revisão ocorrida em dezembro de 2018. Agora, eles se enquadram no item 13.2.1, alínea f. Ou seja, possuem requisitos que devem ser atendidos e inspecionados.
Dica: A calibração correta de válvulas contribui para a segurança da empresa?
Características dos tanques de armazenamento
São considerados os tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos. Sejam eles finais ou matérias primas e também devem ser não enterrados e com fundo apoiado sobre o solo.
É necessário que o diâmetro externo do tanque seja superior a três metros. Já a capacidade nominal deve ser maior que vinte mil litros. Por fim, os fluidos devem ser de classe A ou B.
Ressalta-se que os tanques que armazenam combustíveis que não se enquadram na NR-13 devem atender a NR-20. Logo, as regras são diferentes entre eles.
Quando devem acontecer as inspeções
As inspeções dos tanques de armazenamento devem seguir os intervalos periódicos estabelecidos no programa. Portanto, pode variar de acordo com a empresa e o equipamento a ser analisado.
Os prazos estão estabelecidos nas normas NBR 17505 e API 653. Então, caso não sejam cumpridos, a empresa poderá sofrer multas ou penalidades.
Destaca-se que as inspeções periódicas de segurança devem seguir o padrão. Sendo assim, realiza-se exames e análises definidas por PH. Desse modo, é possível avaliar a integridade do equipamento de acordo com as normas.
Quem deve inspecionar os tanques de armazenamento
Para que a inspeção dos tanques de armazenamento aconteça, é necessária uma equipe de profissionais. Afinal, há uma série de normas e regras que devem ser seguidas ao longo do processo.
Outro fator relevante é a emissão do laudo final. Ou seja, após a análise do equipamento é preciso receber um documento de comprovação. Logo, apenas com ele em mãos que estará em dia com as normas.
Ressalta-se a importância de estar em dia com as normas. Porque é a garantia da segurança e saúde de seus colaboradores. Ainda mais ao tratar de equipamentos de alto perigo.
Não deixe de realizar as análises necessárias. Bem como, estar de acordo com as exigências da norma regulamentadora. Desta forma, evita riscos e acidentes em toda sua empresa. Além disso, oferece um ambiente mais seguro.
Categorias: Inspeção NR-13